3 de jul. de 2015

CÂNCER DE PULMÃO -TRAGANDO A PRÓPRIA MORTE!



Câncer de pulmão é um dos tumores malignos mais comuns. A doença pode ser de dois tipos diferentes: o de pequenas células e o de não pequenas células (o tipo mais frequente).
O tabagismo é o principal fator de risco para o câncer de pulmão e é responsável por 90% dos casos. O câncer pulmonar primário é raro em não fumantes.



Entre os outros fatores que devem ser considerados estão a exposição a certos agentes químicos (asbesto, arsênico), a metais pesados (níquel, cromo), os fatores genéticos, a presença de doença obstrutiva crônica, como enfisema pulmonar e bronquite, e história familiar de câncer de pulmão.

Sintomas

Os sintomas geralmente surgem quando o câncer já está em estágio avançado e incluem tosse ou mudança no padrão da tosse do fumante, dispneia (falta de ar), dor torácica, perda de peso, cansaço e presença de sangue no escarro.

Diagnóstico

A investigação inicial pressupõe o levantamento da história do paciente e os resultados do exame de raios-X de tórax. Se for constatada a presença de lesão no pulmão, para confirmar o diagnóstico, devem ser solicitados exames complementares, como ressonância magnética, tomografia computadorizada, broncoscopia e biópsia da lesão.



Tratamento

O tratamento inclui cirurgia, quimioterapia e/ou radioterapia. Geralmente, demanda a combinação de cirurgia com quimioterapia ou radioterapia. Em alguns casos, pode ser utilizada a fototerapia dinâmica a laser, que consiste em injetar medicações que posteriormente serão ativadas com laser.

Recomendações

* Abandone o cigarro; o tabagismo é responsável pela imensa maioria dos casos de câncer de pulmão;
* Se você fuma ou fumou por mais de 10 anos, deve fazer raios-X de pulmão ou uma tomografia a cada um ou 2 anos;
* Evite a exposição a agentes químicos, ou metais pesados, como asbesto, arsênico, entre outros.

Tipos de Câncer de Pulmão

O câncer de pulmão se divide em dois tipos principais, câncer de pulmão de pequenas células e câncer de pulmão de não pequenas células, cada um com características próprias de crescimento e de disseminação, assim como de tratamento.

Câncer de Pulmão de Não Pequenas Células

Cerca de 85% a 90% dos cânceres de pulmão são de não pequenas células. O câncer de pulmão de não pequenas células se desenvolve a partir das células epiteliais sendo o tipo mais comum. Tem um padrão de crescimento e de disseminação mais lento.

O câncer de pulmão de não pequenas células está dividido em três subtipos, dependendo da célula onde se originou:

  • Adenocarcinoma - Cerca de 40% dos cânceres de pulmão são adenocarcinomas. Esses tumores começam nas células que revestem os alvéolos e produzem substâncias como muco. Este tipo de câncer de pulmão ocorre principalmente em fumantes e ex-fumantes, mas também é o tipo mais comum em não fumantes. É mais frequente em mulheres do que em homens, e é mais propenso a ocorrer em pessoas mais jovens do que outros tipos de câncer de pulmão. O adenocarcinoma é normalmente encontrado nas áreas externas do pulmão. Ele tende a crescer mais lentamente do que os outros tipos de câncer de pulmão, e é mais provável de ser diagnosticado antes de se disseminar. Os pacientes com adenocarcinoma in situ têm um melhor prognóstico do que aqueles com outros tipos de câncer de pulmão.
  • Carcinoma de Células Escamosas - De 25 a 30% dos cânceres de pulmão são carcinomas de células escamosas. Esses tumores começam nessas células, que têm características achatadas,  e revestem o interior das vias aéreas nos pulmões. Esse tipo de câncer de pulmão  está relacionado com o tabagismo e tendem a ser encontrados na região central dos pulmões, perto de um brônquio.
  • Carcinoma de Grandes Células - Este tipo de tumor é responsável por 10 a 15% dos cânceres de pulmão. Ele pode aparecer em qualquer parte do pulmão e tende a crescer e se espalhar rapidamente, o que pode tornar o tratamento mais difícil. Um subtipo do carcinoma de grandes células, conhecido como carcinoma neuroendócrino de grandes células, é um tumor de crescimento rápido, muito semelhante ao câncer de pulmão de pequenas células.

Existem outros subtipos de câncer de pulmão de não pequenas células, como carcinoma adenoescamoso e carcinoma sarcomatoide, entretanto são menos comuns.

Câncer de Pulmão de Pequenas Células

Cerca de 10 a 15% de todos os cânceres de pulmão são de pequenas células.

O câncer de pulmão de pequenas células também é conhecido como "oat cell” ou carcinoma indiferenciado de pequenas células. É raro em não fumantes.

O câncer de pulmão de pequenas células é uma doença que se origina nas vias aéreas centrais. Desenvolve-se, em geral, a partir dos brônquios lobares e principais e, raramente, a partir da traqueia.

Outros Tipos de Câncer de Pulmão


Além dos dois tipos principais de câncer de pulmão, outros tumores podem apresentar-se nos pulmões.

Os tumores carcinoides do pulmão correspondem a menos de 5% dos cânceres pulmonares. A maioria dos tumores de crescimento lento é denominada carcinoides típicos. Eles são geralmente curados por meio de cirurgia. Alguns tumores carcinoides típicos podem disseminar, mas geralmente eles têm um prognóstico melhor do que o carcinoma de pequenas células ou de não pequenas células. Os tumores carcinoides atípicos são menos comuns.

Existem, ainda, outros tumores pulmonares, mais raros, tais como carcinoma adenoide cístico, hamartomas, linfomas e sarcomas.

Principais Dados Estatísticos sobre o Câncer

A maioria das estatísticas do câncer de pulmão incluem o de pequenas células e o de não pequenas células.

O câncer de pulmão é o tipo de câncer mais comum em homens e mulheres, sem contar o câncer de pele. Nos homens, o câncer de próstata é o mais comum, enquanto que nas mulheres o câncer de mama é o mais comum. O câncer de pulmão é responsável por cerca de 13% dos novos casos de câncer.


As estimativas do Instituto Nacional de Câncer, para 2014/2015, são de cerca de 27.330 novos casos de câncer de pulmão (10.930 em homens e 16.400 em mulheres).

O câncer de pulmão é a principal causa de morte por câncer entre homens e mulheres. A cada ano, mais pessoas morrem de câncer de pulmão do que de câncer colorretal, câncer de mama e câncer de próstata combinados.

O câncer de pulmão ocorre principalmente em pessoas mais velhas. Cerca de 2 em cada 3 pessoas com diagnóstico de câncer de pulmão têm mais de 65 anos, e menos de 2% dos casos são diagnosticados em pessoas com menos de 45 anos. A idade média no momento do diagnóstico é de 70 anos.

Em geral, a chance de um homem desenvolver câncer de pulmão em sua vida é de cerca de 1 em 13, enquanto para uma mulher, esse risco é de cerca de 1 em 16. Estes números incluem tanto os fumantes, como os não fumantes. Para os fumantes, o risco é muito maior, enquanto que para os não fumantes, esse risco é menor.

Os homens da raça negra tem 20% mais chances de desenvolver câncer de pulmão do que os brancos. A incidência do câncer de pulmão é 10% mais baixa em mulheres negras do que em brancas. As mulheres de ambas as raças têm taxas mais baixas do que os homens, mas essa diferença está diminuindo. A incidência do câncer de pulmão vem caindo entre os homens ao longo das últimas duas décadas e recentemente começou a cair também entre as mulheres.

As estatísticas sobre a sobrevida em pacientes com câncer de pulmão variam com o estadiamento da doença no momento do diagnóstico.

Apesar do prognóstico do câncer de pulmão não ser otimista, alguns pacientes com a doença em estágio inicial são curados.

 ENTREVISTA COM O DRº. SERGIO PENTEADO SOBRE O CÂNCER DE PULMÃO


Fonte: http://www.oncoguia.org.br / Minha Vida / Drauzio Varella / video: YouTube

Nenhum comentário:

Postar um comentário